Como fazer a limpeza da piscina em época de chuva
A piscina, no verão, é a parte mais visitada da casa. O sol sobe, a família entra na água. Sejam as crianças para brincar, ou os adultos para fazer exercícios, relaxar ou dar uma festa, o fato é que o calor não deixa a água parada!
Mas isso muda drasticamente em períodos de chuva. E o desafio é o mesmo em todas as casas: quais cuidados tomar com a limpeza da piscina na época de chuva para não deixá-la repleta de impurezas e com a temida água verde?
Neste texto, vamos dar dicas e indicar equipamentos que auxiliarão a manter a água sempre limpa!
CUIDADOS A SEREM TOMADOS COM A LIMPEZA DA PISCINA
1. MANTENHA A PISCINA LIVRE DE FOLHAS
Priorize projetos paisagísticos que não tenham árvores muito grandes ou frutíferas em volta da piscina, pois isso faz com que a limpeza seja mais trabalhosa e frequente, por causa do alto volume de folhas e frutas que caem nela.
Mas, caso já existam árvores grandes ou frutíferas em sua casa, não se preocupe: daqui a pouco vamos ver como solucionar seu problema com as folhas de forma simples e prática.
2. UTILIZE CAPAS PARA PISCINAS
Há dois tipos de capas para piscinas: a capa de proteção, que é utilizada para proteger crianças e animais, evitando acidentes, e a capa térmica, que evita a perda de temperatura da água em piscinas com aquecimento, pois 90% da perda térmica de uma piscina aquecida ocorre pela superfície da água.
A capa também pode ser utilizada para livrar a piscina de sujidades. Isso é especialmente válido nos períodos de maior frequência pluvial. Cobrindo a piscina, você pode diminuir o crescimento de micro-organismos trazidos pela chuva, reduzindo o esforço com a limpeza da água.
No entanto, por segurança, só use a capa de cobertura se a área da piscina for isolada por grades e portões, para que não entrem crianças sem supervisão de um adulto.
3. TRATE A PISCINA REGULARMENTE
A tonalidade verde da piscina surge por conta de micro-organismos que, caso não sejam combatidos com frequência, acumulam e prejudicam a saúde da água da piscina e o seu bem-estar.
Portanto, realize o tratamento da água com frequência, mesmo que a piscina não esteja sendo usada. Usar um algicida é uma boa medida para acabar com os micro-organismos que tornam a água verde.
Além disso, alguns cuidados específicos são necessários nos dias em que a chuva é certa. Você deve, por exemplo, assegurar um pouco mais de cloro do que o habitual na piscina, para que a água não fique sem cloro mesmo após a chuva.
Parece trabalhoso, mas você sabia que é possível automatizar todo esse processo de tratamento? Continue lendo e saiba como!
4. MEÇA O PH E A ALCALINIDADE
Se durante os períodos mais quentes você mede esses fatores semanalmente, considere medir pH e alcalinidade todos os dias. Lembra das algas? Esses micro-organismos gostam muito de pH ácido e alcalinidade baixa. Por isso, tenha atenção.
Caso queira reduzir o tempo gasto com o tratamento da piscina, considere automatizá-lo e contratar um piscineiro. Esse profissional saberá exatamente o que fazer: como medir o pH, a alcalinidade, qual fungicida usar, a quantidade certa de cloro e como funcionam os equipamentos de automação!
PRODUTOS E EQUIPAMENTOS QUE SERÃO SEUS AMIGOS NA LIMPEZA E TRATAMENTO DA PISCINA
1. CATA-FOLHAS DA NAUTILUS
O Cata-folhas é um equipamento que fica acoplado na mangueira de aspiração. Dessa forma, além de aspirar a sujeira que fica no fundo da piscina, ele também recolherá as folhas, fazendo de forma mais rápida o trabalho que poderia ser feito com uma peneira.
2. EASYCLOR
Como vimos, no período das chuvas você deve adicionar uma quantidade extra de cloro na água, pois a chuva faz com que a quantidade se disperse e sua piscina acabe ficando sem cloro. Mas esse trabalho manual é cansativo e desgastante.
A boa notícia é que a Nautilus tem a solução para isso!
Além da solução simples de adicionar mais cloro, você pode facilitar o seu trabalho e economizar o seu tempo utilizando o EasyClor: um gerador de cloro automático. Ele trata sua piscina sozinho transformando uma carga de sal em cloro, em um processo chamado eletrólise.
Assim, você manterá a água sempre livre da tonalidade verde. E mais ainda: fazendo isso de forma automática, o EasyClor assegura que sua água esteja sempre tratada, evitando o desperdício.
3. KIT DE TESTE 4 EM 1
Lembra que falamos que as algas gostam de pH ácido e alcalinidade baixa? Por causa disso, a medição de todos os fatores se faz ainda mais necessária.Para facilitar o tratamento e a limpeza da sua piscina, a Nautilus criou um Kit de Teste 4 em 1: é o que você precisa para medir pH, alcalinidade, sal e cloro. Analisando esses níveis, você poderá garantir o cuidado com a água de forma prática, aliando conforto e conveniência!
FONTE: HTTPS://BIT.LY/2NS0O9X